Pular para o conteúdo principal

Destaques

SOBRE MIM

Os inícios da Música

Tudo que conhecemos nessa terra tem um início. Com a música não é diferente. Ela teve vários inícios. Pense nas tribos, nos povos e nas nações. Todos de alguma forma inventaram a música. Não existe um ser humano que não tenha batido algum ritmo em seu corpo, não tenha assoviado alguma melodia ou não tenha tido contato com alguma tipo de música ao longo da história. Apesar de ser dispensável, a música parece ser inerente ao homem desde que nos entendemos por gente. O próprio coração é ritmado e, mesmo que existam músicas consideradas sem ritmo, a quebra temporal ou o tempo métrico (às vezes inconstante) está intimamente ligado ao ser humano. Talvez por isso precisamos tanto da música. Talvez por estarmos condicionados a uma organização espaço temporal, precisamos organizar manualmente (ou auditivamente) as ondas sonoras de forma temporal causando uma sensação de movimento, seja de picos sonoros ou de estáticos silêncios. Enfim, falarei mais sobre isso em outros posts.

A questão é: essa música que você ouve hoje tem uma história por trás. Ela não surgiu do além e não existiu sempre. Aconteceu muita coisa antes de você poder ouvi-la. Para os eruditos da música, essa história tem até um nome. Chama-se: "História da Música Ocidental". Se você for a uma biblioteca de música agora e procurar algum livro de história, com certeza verá muitos deles com esse título.

A História da Música Ocidental tem um começo que dá origem a toda essa música que nossa cultura nos condicionou ou nos "acostumou" a ouvir. E esse começo tem como ponto de partida as divagações de filósofos greco-romanos e perpassa pelas orientações da igreja Católica nos primeiros séculos depois de Cristo até o desenvolvimento das primeiras partituras, culminando no que ouvimos hoje. Para entender esse processo, nós precisamos ler livros, ver imagens, assistir a filmes e ouvir as reproduções de músicas que imitam as músicas das outras épocas. Com esse material podemos reconstruir, imaginar e caminhar cada passo dado na história para chegar até aqui. Sugiro que você pesquise, não só em livros de música, mas aonde você puder pesquisar sobre esse contexto histórico do princípio da música. Além disso acompanhe nosso blog, pois sempre que houver oportunidade, percorreremos juntos as histórias de nossas músicas com muita diversão e respeito!


Comentários

  1. Adorei o conteúdo ! Ainda não tinha parado para pensar, gostaria de saber mais sobre a musica e como tudo começou. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Que incrível, gostei bastante do conteúdo. Há algum curso?

    ResponderExcluir

Postar um comentário