O que é música?

Me lembro do meu primeiro dia na faculdade de música. Parece que foi ontem. Minhas aulas começavam a partir das 13 horas de uma segunda-feira de agosto. Eram 7h30 da manhã dessa mesma segunda-feira e eu já estava lá. Percorri a biblioteca, senti os cheiro dos arbustos e árvores, andei pelos corredores e observei as salas de aulas. Imaginei cada ano em que eu estudaria ali e sonhei com cada conquista, com cada amizade e com cada hora de aprendizagem. Cheguei cedo porque precisava fazer isso. Precisava de um tempo de devaneios. Precisava sentir o aroma desse universo espetacular que me esperava.

O momento chegou. Os alunos ingressantes aglomeraram-se à porta da sala de aula, à espera do professor que conduziria aquele momento. Quando ele chegou, entrei pela porta da sala como um guerreiro que retorna vitorioso à sua casa após uma grande batalha. Era o momento de saborear meu prêmio, de comemorar minha vitória. Afinal, conseguir estar ali não havia sido fácil. Exigira muitos sacrifícios inimagináveis, tanto meus, quanto de minha família.

A aula começou e o professor perguntou aos alunos, um por um, os nomes, as idades e como haviam chegado até ali. Surgiram histórias variadas e nomes diferentes. Após esse breve e importante momento que durou quase uma hora, ele deu início à aula e fez a seguinte pergunta: o que é música?

Convictos do que falavam, alguns começaram a responder: "música é ar, ondas sonoras vibrantes...", "música é emoção, é expressão...", "música é som, quando o passarinho gorjeia, ele está fazendo música...", "música é um conjunto de notas...", "música é uma linguagem...". Surgiram as mais diversas definições, algumas bem interessantes. Entretanto, para todas elas o professor tinha uma resposta ou um questionamento que as invalidava ou pelo menos as limitava. Praticamente toda a turma tentou dar uma definição e a cada tentativa, ficávamos mais atônitos e indecisos quanto ao conceito de música. Algo que parecia tão claro para nós, na verdade não estava definido. A música, razão pela qual estávamos ali, não era tão descritível. O fim da aula se aproximava e o desespero também. Estávamos aguardando ansiosamente a definição que o professor iria nos ensinar.

Faltando 10 minutos para o término da aula, ele disse: "bom, como vocês perceberam, a música não possui uma definição concreta ao longo da história e não seremos nós estudantes que em algumas horas de aula sairemos daqui com ela formada... estão dispensados".

Aquilo foi uma bomba para mim. Todos os meus valores e conceitos a respeito da música se desmoronaram. O que eu estava fazendo ali? O que eu estava buscando com essa coisa chamada música, se nem ela tinha uma definição concreta?! Com o passar do tempo entendi essa aula, aprendi muita coisa sobre a música e ainda estou tentando entendê-la. Convido, portanto, você a fazer parte desse universo único causado pela música. Busque sempre conhecê-la e você não perderá nada. Só tem a ganhar!
Comece então respondendo a essa pergunta: "o que é música?".

PS.: não perguntei o que é música para você, perguntei apenas o que é música.



Comentários

  1. Música é vida, é cura é sentimento,é paz.

    ResponderExcluir
  2. Música para mim e tudo música alegra, música trás saudades, música emociona, música, atrai mulidões, música nos eleva a deus, música também cura etc...

    ResponderExcluir

Postar um comentário